quinta-feira, 3 de novembro de 2011

X-Terra World Championship 2011

Nada mais gratificante do que estar em um novo local, novo percurso e sem dúvida NOVO DESAFIO! Foi esse o pensamento de muitos atletas quando cruzaram a linha de chegada no dia 23 de outubro na ilha de Maui no Havaí.

O X-Terra World Championship, considerado o legítimo triathlon off-road, fez com que 628 atletas, representando 28 países, se dirigissem até a localidade de Kapalua na ilha de Maui para completarem o percurso de 1.500m de natação, 30km de montain bike e 10km de trail run (corrida em trilhas).

Percurso da bike na Ilha de Maui e ao fundo a direita Ilha de Molokai e a esquerda, um pedaço da ilha de Lanai

Alguns dias que antecederam a prova o tempo estava muito estranho, por estar em um novo local, praticamente do outro lado da ilha onde era realizado a competição nos anos anteriores, em Kapalua choveu todos os dias, fazendo com que a indecisão de qual pneu utilizar no dia da prova ou até mesmo que tipo de estratégia fazer. Porém tudo mudou, no domingo/23 um sol para aquecer qualquer um.

Saí da natação (1.500m) tranquilo, bem, juntamente c
om alguns atletas profissionais, sem dores e rumo aos 30km de ciclismo. Já sabia que enfrentaria muita subida e muito calor. Procurei manter a hidratação e curtir o percurso e manter o foco. Já na corrida (10km) mais subida, parecia que nunca acabaria, mas como tudo que sobe, desce, aproveitei algumas descidas para jogar minhas pernas para trás, alongar e também descansar um pouco. A trilha é maravilhosa, muito verde, passamos em meio uma plantação de goiabas e finalizamos a corrida na praia onde foi dada a largada.

Saída natação

Início percurso pedal |o desgaste no final era visível

Meus tempos: Natação 26:11 | Bike 1:46:34 | Corrida 1:03:02 | Tempo total 3:15:47
Classificação: 29º de 55 atletas na categoria 30/34 anos
163º de 458 atletas do sexo masculino
182 de 628 atletas no total do Mundial (incluindo masc. e fem.)

Por mais que tivesse efetuado o percurso anteriormente como reconhecimento, tinha a certeza que no dia da prova tudo mudaria, somando as três modalidades + o cansaço de cada etapa + fadiga + adrenalina + nervosismo...tudo isso faz com que nó
s atletas fiquemos focados e também qualquer descuido pode ser o fim de uma prova. Foi o que aconteceu com muitos, por falta de hidratação, manutanção da bike e por aí vai. Agradeço muito aos meus patrocinadores e apoiadores, com certeza sem eles não estaria presente em mais um Campeonato Mundial.

Fui o único brasileiro a completar 5 edições do Mundial X-Terra e com certeza ano que vem pretendo estar lá representando não só o Estado de Santa Catarina e essas empresas, mas sim o Brasil.

---------------------------

Abaixo um vídeo editado pela equipe do X-Terra TV para todos apreciarem um pouco da competição.


3 comentários:

simplifique disse...

Olides, parabens pelo resultado.
Confesso que fiquei com uma puta vontade de estar lá.
Bora treinar.
ABS !!!

Gustavo Garzon disse...

Mais uma vez parabenizamos vc, pela dedicação,força de vontade,e muito profissionalismo no que faz.
Abraços da família Garzon!

Francisco Lecot disse...

parabens neto!!!
gostei de ver
abraço.